Tensão: Grupo de indígenas isolados é avistado por trabalhadores próximo ao Rio São Miguel, em Rondônia

Planeta Folha - planetafolha.com.br - 29/02/2024
Em um evento raro e surpreendente, um grupo de oito indígenas isolados foi avistado em uma mata ao sul da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, em 22 de dezembro. A região é conhecida por ser um dos territórios mais desmatados na Amazônia durante o governo de Jair Bolsonaro.

Os indígenas, todos homens adultos, surgiram nus, com adornos na cintura e portando arcos e flechas "bem grandes". Eles foram vistos por dois trabalhadores rurais que estavam construindo um curral perto do rio São Miguel. O grupo permaneceu em pé, apenas observando, a cerca de 200 metros de distância, por cerca de 15 minutos. Provavelmente assustados pela chegada de uma motocicleta, os indígenas retornaram à floresta e não foram mais vistos desde então.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi alertada sobre o avistamento e uma equipe liderada pelo experiente indigenista Fabrício Amorim, da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, foi ao local. A equipe confirmou a presença dos indígenas ao encontrar vestígios, rastros e restos de comida na mata.

Ainda não se sabe se os indígenas avistados fazem parte dos "Isolados do Cautário", um grupo conhecido por um incidente em 2020, quando um de seus integrantes disparou uma flecha que atingiu e matou Rieli Franciscato, um dos mais importantes indigenistas do país.

O indigenista Antenor Vaz levantou a possibilidade de que os oito indígenas avistados sejam da etnia Yrapararikuara, referida há anos pelo povo indígena Amondawa. Elias Bígio, outro especialista no tema dos isolados, defende a continuidade das investigações para entender o motivo pelo qual indígenas isolados têm surgido com mais frequência naquela região de Rondônia nos últimos anos.

Os Yrapararikuara foram citados em uma recomendação emitida em março de 2021 pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que alertou para a necessidade de adoção de medidas para garantir os direitos humanos dos povos indígenas que habitam a Terra Indígena Uru Eu Wau Wau.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, homologada em 1991, abrange 12 municípios e possui 1,8 milhão de hectares. Em 2015, uma expedição da Funai localizou e fotografou redes de dormir utilizadas por esses isolados.

https://planetafolha.com.br/noticias/cidades/tensao-grupo-de-indigenas-isolados-e-avistado-por-trabalhadores-proximo-ao-rio-sao-miguel-em-rondonia/
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.