Demarcação de terras indígenas é importante para regeneração da Mata Atlântica, diz pesquisa

G1 - https://g1.globo.com - 26/01/2023
Os pesquisadores mapearam 129 territórios indígenas dentro do bioma. Onde as terras foram demarcadas, houve um aumento de 0,77% na cobertura florestal, em comparação com as terras ainda não demarcadas.

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) na revista cientifica internacional PNAS Nexus, com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica, revela a importância das reservas indígenas na preservação da Mata Atlântica.

Os pesquisadores mapearam 129 territórios indígenas dentro do bioma. Onde as terras foram demarcadas, houve um aumento de 0,77% na cobertura florestal, em comparação com as terras ainda não demarcadas.

"Nossos artigos geram evidências robustas que a demarcação nas terras indígenas, no Bioma Mata Atlântica, reduziu o desmatamento e aumentou a regeneração florestal em todo o bioma", diz Rayna Benzeev, pesquisadora da Universidade da Califórnia/EUA.
Na Zona Norte de São Paulo, 700 indígenas da etnia Guarani resistem. O conhecimento ancestral está fazendo a Mata Atlântica ressurgir a maior metrópole da América Latina.

"A mata, ela só traz coisa boa para nós. E o nosso propósito nessa pequena Mata Atlântica que sobrou é que isso nunca acabe, sabe", explica o líder indígena Jurandir Karai Jekupe.
Os indígenas também trouxeram de volta as abelhas nativas. Muitas espécies migraram para outras regiões por causa da exploração na área. Com todo esse trabalho, nos últimos seis anos, aproximadamente 2 mil metros quadrados de mata foram recuperados.

De arvore em árvore a terra indígena Jaraguá vai recuperando. Um bioma que já ocupou toda a região litorânea e planaltos e serras do Sul do Brasil e que continua sofrendo com o desmatamento. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que restam apenas 11,7% da Mata Atlântica.

Ha mais de 30 anos os Guarani lutam pela regularização da área. Menos de 0,5% dos 532 hectares da terra indígena Jaraguá está demarcado.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas afirmou que a demarcação da terra indígena Jaraguá está em fase de homologação. A Funai também disse que vai retomar os processos de demarcação paralisados na gestão anterior.

Atualmente, 250 terras indígenas, em todo o país, estão em fase de regulamentação.

https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/01/26/demarcacao-de-terras-indigenas-e-importante-para-regeneracao-da-mata-atlantica-diz-pesquisa.ghtml
Mata Atlântica:Conservação e Manejo

Related Protected Areas:

  • TI Jaraguá
  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.