Lira cria comissão externa 'bolsonarista' para acompanhar situação de indígenas ianomâmis

O Globo - https://oglobo.globo.com - 14/05/2024
Lira cria comissão externa 'bolsonarista' para acompanhar situação de indígenas ianomâmis

Naira Trindade

14/05/2024

Arthur Lira oficializou nesta terça-feira a comissão externa proposta pela bolsonarista Coronel Fernanda (PL-MT) para averiguar a situação de indígenas ianomâmis no Norte do país.

A comissão é coordenada por Coronel Fernanda (PL-MT) e composta também por Abilio Brunini (PL-MT), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Coronel Assis (União-MT), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Cristiane Lopes (União-RO), Dr. Fernando Máximo (União-RO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Gisela Simona (União-MT), José Medeiros (PL-MT), Lucio Mosquini (MDB-RO), Nicoletti (União-RR), Pastor Diniz (União-RR), Silvia Cristina (PL-RO) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

A comissão deve viajar a Roraima para acompanhar a investigação e apuração da crise humanitária dos indígenas ianomâmi na região Norte do país.

Ao propor a criação, a deputada justificou a intenção de "restabelecer os serviços de saúde e socorrer parte dos cerca de 30,4 mil yanomami que vivem espalhados pela maior terra indígena do Brasil. Com cerca de 9,6 milhões de hectares, a reserva abrange parte do território de Roraima e do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela". Escreveu Fernanda:

"Relatório da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, publicado no começo deste ano, mostrou que as mortes de indígenas yanomami em 2023 cresceram quase 50% em relação ao ano anterior. Foram 308 vítimas contra 209 em 2022. Segundo o relatório, 104 mortes foram só de bebês com menos de um ano de idade. Outras 58 mortes foram de crianças entre um e quatro anos de idade. Ao todo, as mortes de crianças até 4 anos de idade correspondem a 52,5% do total."

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/05/lira-escala-bolsonaristas-para-comissao-externa-sobre-indigenas-ianomamis-e-irrita-base-do-governo.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.