Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas é possível que tenha sido incendiada criminalmente
Casa de reza foi destruída pelo fogo, na noite desta quarta-feira (19), na aldeia indígena Porto Lindo, em Japorã, município localizado a 451 quilômetros de Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, a estrutura do espaço, composta por capim sapé, foi destruída pelas chamas em poucas horas.
Populares notaram o início das chamas/fumaça e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar via 193. Os militares compareceram no local e utilizaram milhares de litros d'água para conter o fogo, mas não foi possível salvar o espaço.
Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas é possível que tenha sido incendiada criminalmente.
A casa de reza é um espaço espiritual e sagrado para indígenas da região, onde ocorrem atividades culturais, educacionais e religiosas, com prática de rezas, cantos e danças.
O local cumpre a função de assegurar a preservação da memória, tradição e saberes indígenas do Povo Guarani Kaiowá.
Geralmente, o espaço sofre intolerância, preconceito e violência dos moradores da região. Não é a primeira vez que uma casa de reza é incendiada em aldeias de Mato Grosso do Sul. A casa de reza Gwyra Nhe'engatu Amba, localizada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, foi atacada, queimada e destruída três vezes.
https://correiodoestado.com.br/cidades/casa-de-reza-e-incendiada-em-aldeia-indigena-de-ms/432062/
PIB:Mato Grosso do Sul
Related Protected Areas:
- TI Porto Lindo
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.