Lula reúne ministros em busca de solução para conflito fundiário em terras indígenas

Valor Econômico - https://valor.globo.com/brasil/ - 19/08/2024
Lula reúne ministros em busca de solução para conflito fundiário em terras indígenas
Governo federal tenta intervir no conflito, que já dura um mês, na terra indígena de Panambi Lagoa-Rica (MS) em meio à dificuldade que enfrenta para cumprir promessas nesse tema

Mariana Assis e Renan Truffi

19/08/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne no momento com ministros para discutir possíveis soluções para os conflitos fundiários em terras indígenas Yanomami e Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Participam da reunião os titulares da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, Defesa, José Múcio, da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet, da Saúde, Nísia Trindade, Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Mâcedo, além do advogado geral da União, Jorge Messias, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana

Como mostrou o Valor, o governo tenta intervir no conflito, que já dura um mês, na terra indígena de Panambi Lagoa-Rica, no Mato Grosso do Sul. A escalada de violência na terra indígena Panambi Lagoa-Rica deixou, no começo deste mês, pelo menos oito feridos. A Força Nacional de Segurança Pública foi reforçada na região.

O esforço para resolver a situação tem relação com a dificuldade do governo de cumprir promessas nessa área. Em maio, por exemplo, Lula admitiu "frustração" ao anunciar a demarcação de apenas duas novas terras indígenas em vez de seis delas, como era esperado para o mês de abril.

Na prática, foram formalizadas apenas as homologações das terras Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia, algo muito aquém do esperado pelas lideranças. A promessa da gestão petista era bater a meta de 14 demarcações até meados do primeiro semestre deste ano, mas como foram homologadas apenas duas delas o Executivo tem agora dez terras indígenas entregues desde o início do mandato.

Lula tentou atenuar a decepção ao responsabilizar governadores que estariam travando essas demarcações. Sem citar nenhum Estado em específico, o presidente disse que algumas das terras indígenas, que seriam homologadas, acabaram sendo entregues indevidamente pelo próprio Executivo a terceiros.

Além disso, Lula deu a entender que parte desses governadores não reconhecem algumas terras indígenas e, por isso, não quiseram sequer receber a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para conversar sobre o impasse.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/08/19/lula-rene-ministros-em-busca-de-soluo-para-conflito-fundirio-em-terras-indgenas.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Panambi - Lagoa Rica
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.