Lideranças do Povo Kanela do Araguaia participaram de uma reunião nesta terça-feira (19) na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Brasília, onde foram recebidos por servidores do órgão. Na ocasião, foram tratados temas como conflitos fundiários, segurança e a demarcação do território, localizado no Mato Grosso.
De acordo com as lideranças, a área destinada à regularização da Terra Indígena Kanela do Araguaia, no município de Luciara, tem sido alvo de ataques de grileiros e as lideranças têm sofrido constantes ameaças, o que prejudica atividades de caça, pesca e subsistência.
Para a anciã Domingas Guimarães, que participou da reunião de forma virtual, só a demarcação poderá garantir a segurança no território. "Pra nós termos mais liberdade, sabe? Liberdade de andar, pelo menos andar no território. As glebas são destinadas ao povo Kanela, mas o povo Kanela ainda não tem segurança", destacou.
A presidenta substituta da Funai, Mislene Metchacuna, reafirmou o compromisso da instituição com a regularização dos territórios, colocou a autarquia indigenista à disposição das lideranças e esclareceu que a instituição passa por um processo de fortalecimento para que possa cumprir sua missão institucional. Dentre várias necessidades, a principal delas neste momento é aumentar o quadro de servidores do órgão para possibilitar a criação de mais Grupos de Trabalho (GT) para futuras demarcações, assim como para garantir a proteção territorial.
"Uma das diretrizes da gestão indígena na Funai é justamente regularizar os territórios que há muito tempo ficaram paralisados propositalmente, mas para isso precisamos ter condições para corresponder os anseios dos povos indígenas". Mislene relatou que a questão da segurança nas terras indígenas tem sido uma demanda recorrente em todo o país, e a Funai, vem envidando todos os esforços para articular junto aos demais órgãos mais proteção aos territórios.
Representando o MPI, Atallynn Guajajara, coordenadora de Promoção e Articulação de Direitos Territoriais Indígenas da pasta, relatou as conversas realizadas com o Executivo municipal de Luciara para discutir ações de proteção, bem como o constante diálogo com a Coordenação Regional da Funai para pensar soluções que melhorem as condições de vida nas aldeias.
O cacique Pedro Kanela, do Povo Kanela, esteve na reunião realizada na sede da Funai e reconheceu a importância do encontro para o desenvolvimento de estratégias que contemplem as demandas dos indígenas. "Com essa escuta sensível, acredito que vocês estejam sensibilizados conosco assim como estão sensibilizados com a causa indígena no Brasil. E nós não podemos deixar de nos esforçar para criar um GT de estudo, de delimitação, de demarcação do nosso território", afirmou.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/em-brasilia-funai-recebe-liderancas-do-povo-kanela-do-araguaia
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Related Protected Areas:
- TI Kanela do Araguaia
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.