Homem é preso com ouro de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

RDnews - https://www.rdnews.com.br/ - 11/09/2024
A Polícia Federal deflagrou, nessa terça-feira (10), a operação integrada Ágata Oeste II para combate a extração ilegal de ouro na Terra Indígena Sararé, na região de Cáceres (a 222 km de Cuiabá). Durante as ações, as equipes prenderam um homem em flagrante por usurpação de bem da União e crime ambiental, bem como apreenderam uma moto, 100 gramas de ouro, joias, equipamentos de garimpagem e R$ 2,5 mil.

Segundo as informações, o suspeito extraía recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes, cometendo delitos cujas penas máximas somadas podem chegar a seis anos de detenção. As ações também envolveram a destruição ou inutilização de motores estacionários e quatro escavadeiras, em virtude de estarem em locais de difícil remoção, no interior da terra indígena.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas ali presentes.

Além da Polícia Federal, o Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também participarama da operação.

https://www.rdnews.com.br/policia/homem-e-preso-com-ouro-de-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-sarare/199175
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.