Funai - https://www.gov.br - 11/12/2024
Começa nesta quinta-feira (12) a segunda edição do Cine Comunaty - Mostra de Cinema Indígena na Terra Indígena (TI) Fulni-ô, no município de Águas Belas, em Pernambuco. A programação vai até domingo (15), de forma gratuita, e inclui oficinas, rodas de conversa e apresentação artística cultural. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha o evento e atua como uma das mediadoras dos debates, por meio da Coordenação Regional (CR) Baixo São Francisco.
Para a especialista em indigenismo da Funai Edvania Kehrle, a mostra é um ato de resistência. "O Cine Comunaty tem sido uma janela importante de acesso à produção cinematográfica indígena, especialmente para o próprio povo Fulni-ô, que vive a experiência coletiva de se ver numa telona, na praça da aldeia, e ainda de estabelecer conexões com outros parentes e pessoas interessadas. Sinto a mostra como um momento de resistência cultural, mas também de celebração e partilha generosa dos conhecimentos tradicionais indígenas", destaca a servidora.
O evento foi criado pelo coletivo Thul'se Audiovisual, formado por jovens do povo Fulni-ô com o objetivo de "fazer um novo recorte da história e de transformar o evento em um espaço de promoção e divulgação das narrativas indígenas", segundo os organizadores. Em 2024, o tema central é "A tradição das narrativas orais" , focada em potencializar as vozes indígenas por meio de produções audiovisuais e levar à reflexão sobre a cultura, identidade, natureza e território.
A Funai reforça a importância de iniciativas voltadas à promover a cultura indígena. O reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas é um dos princípios que norteiam a atuação do órgão.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-acompanha-mostra-de-cinema-indigena-na-terra-indigena-fulni-o-em-pernambuco
PIB:Nordeste
Related Protected Areas:
- TI Fulni-ô
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.