Science vai publicar, pela primeira vez, artigo assinado por cientistas indígenas brasileiros

O Globo - https://oglobo.globo.com/ - 11/12/2024
Science vai publicar, pela primeira vez, artigo assinado por cientistas indígenas brasileiros
O trabalho, feito em parceria com não indígenas da Universidade de Princeton, sintetiza conhecimentos de povos do Alto Rio Negro, no Amazonas

Fernanda Pontes

11/12/2024

A Science, uma das revistas científicas de maior prestígio do mundo, vai, pela primeira vez na história publicar um artigo assinado por cientistas indígenas brasileiros. O artigo, resultado de dois anos de trabalho, defende que a ciência ocidental vai ter que se abrir para os conhecimentos indígenas se quiser salvar a Amazônia.

O texto será publicado nesta quinta (12) por pesquisadores indígenas dos povos Tuyuka, Tukano, Bará, Baniwa e Sateré-Mawé, em parceria com não indígenas, vinculados a projeto do Brazil LAB, da Universidade de Princeton.

O trabalho sintetiza conhecimentos dos indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas. Para esses povos, o mundo pode ser organizado em três domínios: terrestre, aéreo e aquático. Esses domínios são ocupados não só pelos humanos, mas por outros seres, como animais, plantas e rios, e pelos chamados "outros humanos" -- ou "encantados" -- que já habitavam o mundo antes dos humanos e que são consultados através dos especialistas indígenas, comumente chamados de pajés.

Uma das principais lições dos conhecimentos indígenas do Alto Rio Negro é a compreensão de que as vidas se estabelecem em conexão. Nada existe sozinho, tudo está relacionado e compreender essa rede de relações entre todos os seres é uma das chaves para a sustentabilidade", explica Carolina Levis, primeira autora do artigo.

Para que os humanos possam acessar elementos da natureza, é fundamental solicitar permissão e negociar com os outros seres presentes nesses domínios, respeitando as práticas e rituais que mantêm o funcionamento dessa rede cosmopolítica.

"Escrevemos esse texto para dar vozes também àqueles que não tem vozes, e fazer ecoar vozes de quem não conseguem reagir à destruição de seus territórios", explica Justino Sarmento Rezende, um dos autores indígenas do artigo.

https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/12/science-vai-publicar-pela-primeira-vez-artigo-assinado-por-cientistas-indigenas-brasileiros.ghtml
PIB:Noroeste Amazônico

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.