FUNAI - https://www.gov.br - 06/01/2025
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reinaugurou a Casa de Farinha Indígena Eraldo Campos, na Terra Indígena Tingüi Botó, no estado de Alagoas. A entrega ocorreu no dia 31 de dezembro de 2024, por meio da Coordenação Regional Nordeste I, unidade descentralizada da autarquia indigenista que atende povos indígenas em parte dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
A casa de farinha passou por melhorias na sua estrutura física e conta com novos equipamentos e máquinas. Segundo o coordenador regional da Funai Nordeste I, Cícero Albuquerque, o povo Tingüi Botó tem se destacado há anos pela grande produção de batata doce. Porém, com as mudanças climáticas e aquecimento global, as plantações foram afetadas pela falta de chuva e a produção diminuiu.
"Por esse motivo, os indígenas têm focado na produção de mandioca e seus derivados. Com a entrega dessa casa de farinha, a Funai busca fortalecer a segurança alimentar na terra indígena", destacou Cícero Albuquerque.
A Terra Indígena Tingüi Botó se encontra regularizada como reserva indígena constituída pela Funai em uma área de 535 hectares nos municípios de Feira Grande e Campo Grande, em Alagoas.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reinaugura-casa-da-farinha-na-terra-indigena-tingui-boto-em-alagoas
PIB:Nordeste
Related Protected Areas:
- TI Tingui Botó
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.