A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu rodas de conversas com mulheres indígenas do Bioma Mata Atlântica sobre as estratégias e saberes mobilizados frente às mudanças climáticas. O evento ocorreu no período de 12 a 29 de janeiro em Itanhaem e Bertioga, no Litoral Sudeste, e em Porto Seguro, Pau-Brasil, Buerarema e Ilhéus, no Sul da Bahia.
Participaram das rodas de conversa mulheres Pataxó-hã-hã-hãe, Pataxó, Tupinambá e Guarani, das Terras Indígenas (TIs) Tenonde Porã, Ribeirão Silva, Piaçaguera, Caramuru Paraguassu, Serra do Padeiro, Tupinambá de Olivença e Aldeia Novos Guerreiros, Aldeia Jaqueira e Aldeia Juerana.
Parceria
A proposta faz parte do projeto "BRA - Mulheres Indígenas e mudanças climáticas no Bioma Mata Atlântica", uma parceria da Funai com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). A parceria busca registrar os desafios das mulheres indígenas e as transformações provocadas pelas mudanças climáticas nos biomas brasileiros.
Ao final da escuta de mulheres, será elaborada uma publicação sobre as práticas e enfrentamentos das mudanças climáticas na perspectiva das mulheres indígenas de todos os biomas. No Bioma Pantanal, a escuta de mulheres ocorreu no período de 13 a 17 de janeiro.
O projeto é executado pela Funai, por meio da Coordenação de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social (Cogen), vinculada à Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), e conta com a colaboração das Coordenações Regionais da Funai.
Atividades de campo
Essa fase do projeto teve como objetivo realizar atividades de campo para a elaboração de dossiê com registro de conhecimentos, práticas culturais e produção de metodologia de oficina participativa, sobre mudanças climáticas, gestão ambiental e territorial com ênfase na participação das mulheres indígenas que moram no Bioma Mata Atlântica.
As atividades foram realizadas em parceria entre a Cogen e as Coordenações Regionais da Funai no Sul da Bahia e no Litoral Sudeste. Os servidores da Funai contribuíram com a interlocução prévia com as comunidades, a logística e a participação técnica junto à consultoria contratada para a realização das rodas de conversa.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-escuta-de-mulheres-do-bioma-mata-atlantica-para-enfrentamento-as-mudancas-climaticas
Índios:Direitos Indígenas
Related Protected Areas: