Aldeia indígena recebe projeto voluntário de atendimento médico e odontológico: 'Gratificante', diz cacique

G1 - g1.globo.com - 07/03/2025
Aldeia indígena recebe projeto voluntário de atendimento médico e odontológico: 'Gratificante', diz cacique
4-5 minutos

O Projeto Servir, idealizado pela médica Maria Celi, levou atendimento médico, odontológico e social à Aldeia Kopenoti, na Terra Indígena de Araribá, em Avaí, no interior de São Paulo.

Durante três dias de ação, aproximadamente 400 indígenas receberam assistência de uma equipe composta por 70 voluntários, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde.

Fundado em 2006, o Projeto Servir nasceu com o objetivo de atender populações carentes na Amazônia e no nordeste do Brasil, expandindo-se ao longo dos anos para outras regiões.

Nesta segunda visita à Aldeia Kopenoti, a equipe atendeu indígenas que enfrentam dificuldades no acesso a serviços de saúde, oferecendo cuidados médicos, odontológicos, psicológicos e nutricionais. Além disso, a ação contou com o apoio de massoterapeutas, cabeleireiros e uma equipe de cozinha.


Os voluntários vieram de diversas cidades do estado de São Paulo, além de algumas localidades de Minas Gerais. O cacique Chicão Terena, liderança da aldeia Kopenoti, destacou a importância do projeto para a comunidade indígena.

"É gratificante receber esse Projeto Servir. O primeiro contato que tivemos com a doutora Maria Célia, a gente viu que uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que tem Deus no coração e pode servir as pessoas. A gente fecha com chave de ouro de levar esse trabalho para as comunidades indígenas, como outras comunidades indígenas do Brasil."

Além da assistência em saúde, a equipe do projeto busca promover o bem-estar e a valorização cultural da comunidade. A idealizadora do projeto, a médica Maria Celi, reforçou que o trabalho é movido pelo amor ao próximo e pela missão de levar não apenas atendimento médico, mas também apoio espiritual às populações atendidas.

"Em cada viagem, a gente publica e os voluntários vão aparecendo e a gente trabalha. Nós temos mais de 150 médicos trabalhando conosco, mais de 320 dentistas e um total de 650 voluntários", explica a médica.

Para viabilizar a ação, o programa contou com o apoio da Prefeitura de Avaí , que forneceu a alimentação dos voluntários durante os três dias de atendimento.

Com a boa receptividade da iniciativa, há uma proposta de incluir o Projeto Servir no calendário oficial da Terra Indígena de Araribá, garantindo sua realização anual.

Projeto Servir leva serviços de saúde para a população mais vulnerável - Foto: Arquivo pessoal

Objetivo do projeto

A equipe destaca que a parceria com a comunidade indígena e outras populações carentes tem sido um pilar essencial para o sucesso da iniciativa.

"Com o crescente número de voluntários e a contínua expansão das áreas atendidas, o Projeto Servir se fortalece como um exemplo de solidariedade e ação comunitária, levando saúde e esperança para as comunidades mais necessitadas do Brasil", destaca a idealizadora.


https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/03/07/aldeia-indigena-recebe-projeto-voluntario-de-atendimento-medico-e-odontologico-gratificante-diz-cacique.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.