Índios querem mais terras

Diário Catarinense-Florianópolis-SC - 05/07/2001
A comunidade indígena de Toldo Chimbangue, em Chapecó, aguarda a assinatura do ministro da Justiça, José Gregori, de portaria reconhecendo a área de Toldo Chimbangue 2 como terra indígena.
A área reivindicada desde 1984 aumenta em 964 hectares os atuais 912 hectares da comunidade Kaingang. O cacique Idalino Fernandes ressaltou que as comunidades indígenas prometeram esperar uma definição até 1o de agosto, caso contrário vão ocupar à força a área. No local reivindicado vivem 72 famílias de agricultores. O cacique disse que os agricultores não têm culpa se alguém vendeu as terras indígenas, mas quer fazer valer seus direitos. Idalino afirmou que não quer um conflito armado, pois seria prejudicial para os dois lados, mas ressaltou que os caciques das aldeias apóiam a ocupação.
Fernandes disse que os índios estão fazendo o possível para agir dentro da lei e espera que a Justiça resolva e não crie mais problemas. Uma das proprietárias da área, Leonilda Trentin, já cedeu sua terra para os Kaingang cultivarem. Mas os agricultores dizem que a indenização proposta cobre apenas as benfeitorias.
O administrador regional da Funai em Chapecó, Antônio Marini, informou que a portaria pode sair a qualquer momento, mas não tem uma data específica.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.