Ministério deve aprovar roteiro da tocha do Pan até a próxima semana

Midia News - 17/04/2007
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (17.04) o articulador do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Carlos Justino Terena e o secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sérgio Alves Nogueira. Na reunião, foram discutidos os primeiros detalhes para a vinda da Tocha Olímpica do Pan, que deverá ter o município de Campo Novo do Parecis, e a capital Cuiabá como rotas oficiais para a passagem do fogo simbólico por Mato Grosso.

Segundo Carlos Terena, a idéia de trazer o fogo olímpico até Mato Grosso surgiu a partir da orientação do Ministério dos Esportes que usará a ecologia e os povos indígenas como temática para a passagem do fogo pelo Brasil. Nessa dinâmica, a tocha deverá passar Centro Geodésico da América Central, localizado nas ruínas da Antiga Civilização Asteca, no México, e fazer a ligação com o Centro Geodésico da América do Sul, localizado em Cuiabá, mais precisamente na sede da Câmara Municipal.

O roteiro para a passagem da tocha no estado começou a ser montado neste último final de semana, quando um grupo formado pelo indigenista Carlos Terena, a representante da Secretaria Especial do Pan, Sarah Castro, o chefe do Cerimonial da Tocha, o australiano Simon Wadley e representantes da prefeitura municipal realizaram a primeira visita de análise a área onde será realizada a cerimônia do fogo.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Sérgio Nogueira as avaliações se concentraram em duas aldeias da etnia Paresí, e a definição pelo local será anunciado após uma reunião com o Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico Brasileiro e Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. "A oficialização das cidades que farão parte do roteiro serão anunciadas somente em maio, após entendimento com o comitê olímpico, ministério e secretaria do pan".

De acordo com o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, Campo Novo do Parecis será a única cidade brasileira que realizará uma cerimônia indígena do fogo para receber a Tocha Olímpica do Pan. "Mato Grosso será o único estado que terá a tocha passando por uma comunidade indígena. E conhecendo o quanto o comitê e o ministério são criteriosos, para nós é gratificante sabermos que nosso estado foi escolhido para a realização de uma cerimônia inédita no Brasil, isso demonstra a credibilidade das ações desenvolvidas por nosso estado", afirmou Baiano Filho.

PROGRAMAÇÃO

Caso aprovado o roteiro, a tocha chegará em Campo Novo do Parecis no dia 27 de junho pela manhã, quando participará da cerimônia do fogo, em seguida percorrerá o município até o Estádio Municipal Ary Tomazelli, onde fará a abertura oficial do I Jogos Interculturais Indígenas. No dia seguinte,28, a tocha cumprirá seu percurso em Cuiabá e seguirá viagem.
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Utiariti
  • TI Ponte de Pedra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.