Índios acampados na sede da Funai de Fortaleza se reúnem com administrador regional

Dipario do Nordeste - 18/05/2007
Impasse perto do fim. Os índios que ocupam a sede da Funai em Fortaleza se reuniram com o administrador regional da fundação, Petrônio Machado. Eles discutiram a criação de uma administração executiva para atender às tribos do Ceará.

A reunião terminou em clima de comemoração. A negociação avançou com a vinda do administrador regional da Funai na Paraíba, responsável também pelos tribos cearenses. Ele concorda com a criação de uma unidade independente no Ceará e adiantou que a exigência dos índios vai ser atendida.

Os líderes indígenas reclamam que a falta de autonomia do núcleo da Funai no Ceará prejudica o financiamento dos projetos agrícolas desenvolvidos nas tribos. Segundo eles, os recursos repassados são insuficientes para atender os 20 mil índios do Estado.

Apesar do resultado positivo da reunião, os índios vão continuar acampados no núcleo da Funai. Agora eles esperam a vinda de um representante da presidência da fundação para ter a garantia de que a reivindicação vai ser atendida. A audiência deve acontecer no começo da próxima semana.

PIB:Nordeste

Related Protected Areas: