PF descobre acampamento de garimpeiros em maloca

Folha de Boa Vista-RR - 11/05/2002
A Polícia Federal descobriu ontem um acampamento possivelmente pertencente a garimpeiros localizado dentro da maloca Boqueirão, no município do Alto Alegre.
Os agentes foram até o local após terem sido chamados pela Funai (Fundação Nacional do Índio), que recebeu a denúncia de invasão na área indígena. Segundo a fundação, quatro pessoas invadiram a área indígena e passaram a noite no local assustando os moradores da maloca.
Quando os policiais federais chegaram na área só encontraram os indícios da passagem dos invasores, que possivelmente abandonaram o local às pressas. Não existia nenhum material de garimpagem, mas havia vestígios de alimentação e fogueiras feitas na área, que é rica em tantalita, minério muito procurado para exploração.
Segundo o assessor de comunicação da Polícia Federal, Fernando César, essa fiscalização em áreas indígenas geralmente é feita pelos próprios índios. "Nós fazemos verificações esporádicas quando somos solicitados, em casos como este, pois a área considerada indígena é muito grande e não é possível verificá-la durante todo o tempo. Quando é verificada alguma invasão atuamos conjuntamente com a Funai", explicou.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Boqueirão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.