Deputado pede força-tarefa para combater cocaína entre índios da Amazônia

Agência Brasil - 25/03/2008
O vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), defendeu hoje (25) o envio de uma força-tarefa para a região do Alto Solimões, no Amazonas, para combater o tráfico e o consumo de drogas entre os indígenas.

Rocha afirmou que vai apresentar até quinta-feira (27) uma indicação legislativa sugerindo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de uma força-tarefa para reforçar o trabalho da Polícia Federal (PF) com a participação das Forças Armadas.

"O objetivo é eliminar as plantações que foram identificadas e combater com rigor o tráfico que acontece na fronteira e que tende a prosperar com o vácuo de poder", disse, em entrevista à Agência Brasil. "As forças de segurança têm que trabalhar em conjunto e de forma articulada, assim como acontece no combate ao crime organizado nas grandes cidades."

Sebastião Bala Rocha também pretende apresentar requerimento para a realização de uma audiência pública da Comissão dos Direitos Humanos sobre o assunto. De acordo com a assessoria de comunicação do deputado, serão convidados o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Alto Solimões, Davi Félix Cecílio, o delegado titular da PF de Tabatinga, Giovanni Lopes, o comandante do 8o Batalhão de Infantaria de Selva (8o BIS), tenente-coronel Antônio Élcio Franco Filho, e o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Vinícius Diniz. Também será convidado o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O alastramento do uso de cocaína e o tráfico de drogas entre indígenas do Alto Solimões foi denunciado pelo administrador da Funai em Tabatinga à reportagem da Agência Brasil e da TV Brasil.

Segundo Cecílio, a cocaína está presente nas 230 comunidades indígenas da região. Em entrevistas, índios de diversas aldeias próximas a Tabatinga confirmaram o problema.

O deputado Sebastião Bala Rocha disse que sua intenção é sensibilizar o governo: "Isso deverá motivar o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a adotarem as devidas providências."

Ele alertou para a necessidade de melhorar a presença do Estado brasileiro nas fronteiras, a fim de não abrir espaço para a atuação do narcotráfico e até mesmo de grupos como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Essa preocupação com relação ao crime organizado está no mesmo nível da preocupação com a internacionalização [da Amazônia]', disse. "Utilizar índios no narcotráfico e aliciá-los como consumidores é uma das maneiras mais aviltantes de usurpar os seus direitos humanos. Por isso, há necessidade de o governo federal tomar medidas urgentes e duras, para não deixar isso prosperar. Esse caso de Tabatinga requer uma reação bastante drástica."
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Évare I
  • TI Tukuna Umariaçu
  • TI Sapotal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.