Comunidades indígenas do Humaitá recebem atendimento de saúde

Agência de Notícias do Acre - 27/03/2008
A ação é realizada através de uma parceria do Pólo Base Indígena com a prefeitura de Tarauacá

Uma equipe composta por enfermeiros e auxiliares de enfermagem se deslocou para o Rio Humaitá onde realiza atendimentos de saúde nas comunidades das aldeias Porto Brasil, Boa Sorte, São Vicente, Boa Vista e Novo Futuro. A ação é realizada através de uma parceria do Pólo Base Indígena com a prefeitura de Tarauacá.

De acordo com o administrador do pólo indígena, Antônio da Silva Kaxinawa, o atendimento inclui consultas, exames de Prevenção do Câncer do Cólon do Útero (Pccu), pré-natal e vacinação contra poliomielite, tríplice viral, rota vírus, febre amarela, hepatite b, tetravalente, varíola e pneumococos, além da influenza para índios a partir de 6 meses de idade.

Antônio Kaxinawa destaca que a meta é atender as 450 pessoas das cinco comunidades do humaitá com os serviços preventivos de saúde em cada residência. Segundo ele, a equipe deve permanecer durante 15 dias realizando os procedimentos de saúde.

A cada dois meses, o pólo desenvolve uma ação de saúde nas comunidades indígenas. Esse prazo, de acordo com Antônio, deve ser diminuído para que o atendimento seja realizado pelo menos uma vez ao mês.
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa do Rio Humaitá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.