PF prende 45 por extração ilegal de madeira em reserva

OESP, Nacional, p. A13 - 29/05/2008
PF prende 45 por extração ilegal de madeira em reserva

Vannildo Mendes

A Polícia Federal desarticulou ontem, com a Operação Caipora, uma quadrilha acusada de extração ilegal de madeira na reserva indígena Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Integrada por fazendeiros, madeireiros, servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e policiais rodoviários e militares, a quadrilha contava com a colaboração de índios cooptados. Foram efetuadas 45 prisões e cumpridos 54 mandados de busca.

Segundo a PF, funcionários da Funai recebiam pagamentos mensais para permitir a livre atuação da quadrilha na reserva indígena, e índios era aliciados com carros e motos. O nome da operação evoca o caipora, figura lendária de um espírito protetor das florestas.

OESP, 29/05/2008, Nacional, p. A13
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Vale do Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.