Temporada Araguaia de Aruanã/2009 tem início hoje

Funasa - http://www.funasa.gov.br/ - 10/07/2009
Começa hoje (10) a Temporada Araguaia de Aruanã, promovida pela Coordenação Regional da Funasa em Goiás (Core/GO) com o tema "Funasa : Promovendo a Saúde Indígena". Por meio de palestras educativas, oficinas , rodas de conversas e momentos lúdicos o Setor de Educação e Saúde da Core/GO tratará de temas como doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez precoce, alcoolismo, uso de drogas e a valorização e preservação do meio ambiente.

A iniciativa, que coincide com a temporada de praias do rio Araguaia, é realizada em parceria com instituições governamentais e não governamentais e conta , ainda, com outras atividades, como distribuição de preservativos, produção e exposição de artesanatos indígenas , desenhos feitos pelas crianças sobre os temas abordados, mutirão de limpeza e plantio de árvores frutíferas . Os indígenas participarão também de atividades voltadas ao lazer como a caminhada ecológica e jogos de futebol e vôlei na praia.

Nas aldeias de Buridina e Arika, localizadas praticamente no centro da cidade de Aruanã , vivem aproximadamente 122 índios da etnia karaja que sofreu um grave processo de aculturamento por causa da proximidade com a civilização não índia.

Na linguagem karaja , Awire Sohe é a resposta a uma saudação e significa- "Tudo bem", de "bem estar", exatamente o que a Funasa quer que esta comunidade alcance com esse projeto.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Karajá de Aruanã I
  • TI Karajá de Aruanã III
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.