Índios preparam bloqueio da BR-364

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=328225 - 17/09/2009
Cerca de sete mil índios das etnias caxinauá e xananauá mobilizam-se para interditar a BR-364, entre os municípios acrianos de Tarauacá e Feijó, e ocupar a sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) em Tarauacá por tempo indeterminado. Os índios estão decididos a fechar a estrada em dois trechos.

A interdição da rodovia servirá para sensibilizar os governantes no sentido de atender às necessidades das comunidades indígenas com implementos e melhorias nos serviços de educação, saúde, desenvolvimento sustentável, no espaço físico das aldeias e nos ramais de escoamento da produção, com o objetivo de facilitar essa movimentação de produtos.

A manifestação é prevista para antes do final deste mês. As informações dão conta de que, faltando dois dias para a manifestação, os índios se subdividirão em grupos e cada um receberá a sua atribuição de ação, que será desempenhada durante a manifestação.

As autoridades locais estão sendo comunicadas da movimentação e, nesta quinta-feira, deve acontecer na Câmara de Vereadores de Tarauacá uma audiência com representantes do governo do Estado.

PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Katukina/Kaxinawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.