Comunidades indígenas começam a vacinar rebanho contra a aftosa

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=72195 - 15/10/2009
Inicia hoje a segunda etapa de vacinação do gado contra a febre aftosa nas comunidades indígenas. A Prefeitura de Boa Vista pretende garantir a imunização de 100% do rebanho bovino presente nas comunidades garantindo a saúde dos animais e o melhoramento do rebanho.

Amanhã, uma equipe formada por dez profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas estará na comunidade Vista Alegre fazendo a vacinação e a vermifugação do rebanho. O serviço é disponibilizado gratuitamente pela prefeitura.

A expectativa é vacinar quatro mil animais nas 14 comunidades indígenas do Município de Boa Vista. A Secretária Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Costa, explicou que a imunização do rebanho contra a febre Aftosa é uma das ações que complementa a proposta de melhoria da qualidade do rebanho.

"A prefeitura faz essa campanha de vacinação para garantir a saúde e a reprodução desses animais, prevenindo doenças. Dessa forma, as populações indígenas terão condições de comercializar os animais e seus produtos, como o leite e a carne, competindo em igualdade com os pecuaristas da Capital", explicou.

A secretária destacou que o incentivo à atividade pecuária potencializa a vocação das comunidades indígenas que já criavam gado para complemento da alimentação e como força de tração animal.

"A criação de gado é uma atividade que faz parte do cotidiano das comunidades indígenas. A prefeitura está aproveitando essa vocação das populações apresentando meios para que as comunidades melhorem o manejo do rebanho, aumentando a saúde e a produtividade dos animais, transformando o manejo de bovinos em uma atividade rentável", destacou Dilma.

Além da vacinação e da aplicação de vermífugo, os pecuaristas também receberão orientações simples para a melhoria no manejo dos bovinos. Eles irão aprender sobre a necessidade de trocar os reprodutores a cada três anos, descartar as fêmeas com idade avançada, descartar as fêmeas que tenham abortado, enterrar ou incinerar os ossos de animais mortos e os cuidados com o calendário de vacinação do rebanho.


Na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada em abril deste ano, a prefeitura atingiu a meta fazendo a imunização de 100% do rebanho bovino. O ideal é que o rebanho seja imunizado a cada seis meses, a partir do terceiro mês de vida do animal.

O encerramento da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa nas comunidades indígenas está previsto para o dia 28 deste mês, na sede do Truaru da Cabeceira, durante o período da tarde.

Veja o calendário de vacinação nas comunidades indígenas:

- 15 e 16 de outubro: Vista Alegre, manhã e tarde

- 17 de outubro: Darôra, no período da manhã, e comunidade Campo Alegre, à tarde

- 18 de outubro: Campo Alegre, pela manhã na localidade Benzinha, e pela tarde, na Palmeira.

- 19 de outubro: Comunidade da Ilha, pela manhã, e à tarde, em Vista Nova.

- 20 de outubro: Comunidade Mauxi, manhã e tarde

- 21 de outubro: Comunidade Bom Jesus

- 22 de outubro: Comunidade Lago Grande, manhã e tarde

- 23 de outubro: Comunidade Milho, durante a manhã na sede da comunidade, e pela tarde, na AAKAN

- 25 de outubro: Comunidade Morcego, durante a manhã na sede da comunidade, e pela tarde, na região do Truaru da Serra

- 26 de outubro: Comunidade Truaru da Serra, durante a manhã na sede da localidade, e à tarde, na região do Lago da Praia

- 27 de outubro: Comunidade Serra da Moça, manhã e tarde

- 28 de outubro: Comunidade Truaru da Cabeceira, manhã e tarde
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Bom Jesus
  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.