Cinco aldeias indígenas vão ter acesso à internet no Amazonas

G1 - http://g1.globo.com - 25/10/2009
Os índios de cinco aldeias do Amazonas começaram a ter acesso à internet no início deste mês. O investimento previsto é de R$ 800 mil e os primeiros centros a serem beneficiados ficam nas aldeias de Ponta Alegre, em Barreirinha (AM), Marajaí, em Alvarães (AM); Campo Alegre, em São Paulo de Olivença (AM), Belém do Solimões, em Tabatinga (AM) e Gapenú, em Autazes (AM).

Segundo a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) - criada em setembro deste ano -, o foco é atender cerca de 2,5 mil jovens indígenas. De acordo com o secretário Jecinaldo Barbosa Sateré, os espaços serão pólos de disseminação da cultura indígena. "Os jovens terão a oportunidade de acessar um computador e de receber a capacitação para o seu manuseio. Eles vão poder usar toda a tecnologia para adquirir e divulgar conhecimento."

A proposta também vai chegar a Manaus, em uma segunda etapa, onde a inclusão digital pretende otimizar o acesso à rede de energia elétrica para aldeias mais afastadas. "Nesta região, o projeto vai atender 30 povos na área urbana da capital amazonense, o que corresponderá a cerca de 20 mil indígenas."

Para implementar o acesso à internet, a Seind criou uma gerência específica para atender os índios urbanizados. "Não é só inclusão digital que os indígenas querem. Todos precisam de acesso ao saneamento básico, cuidados com a violência, atenção social, saúde e moradia", disse Sateré.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1350755-5598,00.html
Amazônia:Geral

Related Protected Areas:

  • TI Andirá-Marau
  • TI Marajaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.