Crianças indígenas de PE são beneficiadas com suplementação de Ferro

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1040.html - 07/12/2009
A Coordenação Regional de Pernambuco (Core/PE), por intermédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), iniciou a implementação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) em duas áreas indígenas de sua abrangência, com os povos Xukuru de Cimbres, no Polo-Base de Pesqueira, e Pipipan, no Polo-Base de Floresta.

Até o momento foi realizada dosagem de hemoglobina, utilizando-se equipamento portátil (hemoglobinômetro) em crianças da faixa etária de 6 a 18 meses. No Polo-Base de Floresta 48% das crianças Pipipan foram diagnosticadas com anemia, tendo sido iniciada a suplementação de ferro, como medida profilática, em 24 crianças, com o uso do xarope de sulfato ferroso, medicação preconizada pelo Programa. No Polo-Base de Pesqueira 66% das crianças Xukuru de Cimbres também foram diagnosticadas com anemia, tendo sido iniciada a suplementação de ferro, como medida profilática, em 16 crianças.

Para 100 % das crianças diagnosticadas com anemia, foi iniciado o tratamento convencional, à base de sulfato ferroso, associado com medicação antiparasitária.

O Dsei pretende acompanhar o quadro de saúde destas crianças, esperando que estas e outras medidas contribuam para a qualidade de vida e melhora dos indicadores de saúde.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Pipipã
  • TI Xukuru de Cimbres
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.