Povos guarani da América do Sul se reúnem no Paraná

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/02/02/materia.2010-02-02.0084384228/view - 02/02/2010
Brasília - Começa hoje (2) e vai até sexta-feira (5), no município de Diamante D'Oeste (PR), o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Participam cerca de 800 indígenas guarani da Bolívia (Chiriguano), do Brasil (Kaiowa, Ñandéva e Mbya), do Paraguai (Ache-Guayaki, Kaiowa, Mbya e Ava-Guarani) e da Argentina (Mbya).

O objetivo é criar uma nova perspectiva de intercâmbio cultural que fortaleça a relação entre os guarani e reduza o abismo existente entre essas populações e os não índios. O encontro pretende ainda difundir a cultura dos povos guarani e contribuir para uma visão mais ampla da temática indígena no Brasil e na América do Sul.

Os dois primeiros dias do evento serão voltados para as plenárias constituídas exclusivamente por indígenas. O terceiro e último dia serão dedicados à apresentação das considerações e deliberações tomadas em assembleia às autoridades presentes no encontro.


Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Tekohá Añetete
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.