MPF constata "situação precária" em tribo onde surto de diarreia matou 4 crianças em Minas Gerais

O Globo - http://migre.me/lNQ3 - 26/02/2010
SÃO PAULO - O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares, Minas Gerais, constatou, durante inspeção, que os índios da Aldeia Maxacali vivem em estado de miséria agravado pelas péssimas condições de saneamento e pelo alcoolismo. É o que consta em um relatório elaborado em aldeias da tribo localizadas nos municípios de Bertópolis, Santa Helena de Minas, Pavão e Machacalis, no Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. Em janeiro, um surto de diarreia matou quatro crianças na Aldeia Maxacali.

De acordo com o MPF, foram visitadas as comunidades de Pradinho e Água Boa, onde vivem mais de mil pessoas. O objetivo da inspeção, além de verificar as condições de vida e de saúde dos índios, era acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgãos de assistência indígena.

De acordo com o procurador da República Edílson Vitorelli Diniz Lima, a situação encontrada na região é péssima.

- Os maxacalis destacam-se por ainda ser um povo que mantém suas tradições culturais, sendo inclusive um dos poucos no Brasil que ainda conservam e se comunicam em seu próprio idioma. No entanto, estão completamente abandonados, em condições absolutamente precárias de saúde e moradia - contou.

Segundo profissionais de saúde das prefeituras locais ouvidos pelo MPF, o próprio surto de diarreia foi consequência das péssimas condições de higiene em que vivem os maxacalis. Segundo os profissionais ouvidos, é comum registrar-se, em média, de oito a dez casos semanais de diarreia entre crianças e adultos.

O MPF constatou que não existe, em nenhuma aldeia Maxacali, qualquer infraestrutura sanitária. "A totalidade das casas não possui rede de esgoto e, ao que se pode notar, não possui banheiro. Também não se verificaram casas que possuam caixa d'água e água encanada. Há apenas torneiras em alguns pontos da aldeia", diz o relatório.

Outro problema detectado pelo MPF foi a quantidade de lixo produzido pelas comunidades, que não tem destinação alguma e acaba prejudicando ainda mais as condições sanitárias.

Em reunião com os prefeitos locais, o MPF obteve o compromisso de fornecimento, pelas administrações municipais, de latões para depósito do lixo e recolhimento pelos caminhões da prefeitura em determinados dias da semana.

Ainda de acordo com o MPF, os inúmeros casos de alcoolismo também agravam a precária condição em que vivem os maxacalis. A situação, segundo o MPF, é especialmente preocupante nas aldeias situadas no município de Santa Helena de Minas. O prefeito da cidade e outras autoridades municipais relataram ao MPF que "há donos de bares que retêm os cartões de bolsa família dos índios, vendendo para os mesmos a crédito, e controlando todos os seus recursos financeiros".
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.