Cultura indígena na Expoagro Afubra 2010

GAZ - http://www.gaz.com.br/noticia/75379-cultura_indigena_na_expoagro_afubra_2010.html - 05/03/2010
Pelo quinto ano consecutivo, está presente na Expoagro Afubra o índigena Kolinã Terena, da Associação dos Povos Indígenas. Com sede em Santa Maria, a associação reúne tribos de várias partes do Brasil e comercializa os produtos oriundos destas aldeias. Kolinã traz à feira artesanato indígena produzido pelas tribos Caingangue, de Tenente Portela, e Guarani, de Salto do Jacuí.

A Associação também comercializa chás e 38 tipos de ervas medicinais, além de coquetéis como o da flor da Amazônia, o Energético Terena, o Óleo de Copaíba e o Rapé. Os compostos servem como antiinflamatórios, desentoxicantes, energéticos e para problemas de rins, sinusite, entre outros.

Os chás e ervas medicinais são produzidos pelos índios Terena da Aldeia de Taunai no Mato Grosso do Sul. Além de comercializar o produto, Kolinã também faz pequenas palestras ao longo do dia, onde explica o uso correto das plantas e seus benefícios. Quem quiser conferir o trabalho dos índios pode encontrá-lo na área de eucaliptos em frente à casa do Mutualismo, no Parque da Expoagro Afubra.
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarita
  • TI Taunay/Ipegue
  • TI Salto Grande do Jacuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.