Encontro amplia estruturação de políticas indígenas no Acre

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 27/04/2010
Binho Marques fala a gestores e secretários em encontro que deu encaminhamento às propostas do 3 Fórum dos Povos Indígenas

O governador Binho Marques reuniu-se nesta terça-feira, 27, com secretários e gestores que atuaram junto ao 3 Fórum dos Povos Indígenas do Acre para apoiar a estruturação dos programas e projetos apontados no encontro realizado na Aldeia Ipiranga, na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima.

"Pela primeira vez, temos a oportunidade de transformar o trabalho do fórum em programas amparados por lei", disse o assessor especial dos Povos Indígenas, Francisco Pianko. "Não conheço, no Brasil, Estado que mantenha relação transparente e madura com os indígenas como ocorre no Acre."

Entre outros estiveram presentes os secretários Fábio Vaz (Governo), Nilton Cosson (Extensão Agroflorestal e Produção Familiar), Carlos Resende (Florestas), Osvaldo Leal (Saúde), Henrique Corinto (Justiça e Direitos Humanos) e Irailton Lima (Instituto Dom Moacyr).

O fórum começou dia 19 e encerrou-se em 22 de abril com a participação do governador e vários secretários, e serviu para consolidação de uma etapa da política indigenista do Governo do Estado e apresentação do Plano de Valorização dos Povos Índígenas, além da assinatura de convênios do Plano de Gestão Territorial Indígena (PGTI) no âmbito do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Acre (ProACre) no valor de R$ 2.806.990,00. O PGTI se constitui em um mecanismo pelo qual a população indígena define estratégias, prioridades e demandas de suas comunidades.

O Fórum contou com a participação de 100 lideranças indígenas, representando 33 Terras Indígenas de 15 etnias de todo o Estado.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12496&Itemid=26
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Poyanawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.