Educação Indígena é discutida na UEFS

Jornal Feira Hoje (BA) - http://www.jornalfeirahoje.com.br/ - 19/05/2010
A o fortalecimento da educação indígena na Bahia foi discutida nesta terça-feira (18) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Representantes indígenas de quatro etnias participaram do Fórum Estadual de Educação Indígena, juntamente com representantes da Direc 02, da Secretaria Estadual de Educação e da Uefs.

A formação inicial e continuada de professores, a construção de mais escolas para atender a demanda dos grupos indígenas, o sistema de cotas e as políticas de permanência de estudantes indígenas nas universidades e faculdades da Bahia foram alguns dos temas abordados.

Atualmente existem 14 diferentes etnias em 87 comunidades indígenas em várias regiões da Bahia. A maior reivindicação dessa comunidade é a implantçaão de novos estabelecimentos de ensino e a aprovação da categoria do professor indígena.

Um projeto de lei para regulamentar a categoria tramita na Assembléia Legislativa há 12 anos e até o momento não foi votado. "Essa aprovação é importante para que a gente possa fazer concurso público e ter estabilidade na nossa profissão", reclama Adnilza Santos Macedo, da tribo Quiriri, município de Banzaê.

O secretário do Fórum, o índio Agnaldo Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hane, do município de Pau Brasil, região sul do estado, aponta conquistas da luta indígena. "Não podemos negar alguns avanços. Hoje 90% dos professores que dão aula nas comunidades são indígenas. Há 10 anos os professores não eram da nossa cultura". Ele acredita que o projeto de lei esteja próximo de ser votado e reafirma a necessidade do reconhecimento da categoria e da formação do professor.

http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=18474
Índios:Educação

Related Protected Areas:

  • TI Kiriri
  • TI Caramuru / Paraguassu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.