Indígenas de Rondônia ocupam escola por melhor condição no transporte

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com/ - 21/05/2010
Aldeia fica a 10 km da escola e alguns fazem trajeto a pé.
Índios também pedem ensino médio dentro das aldeias.

Cerca de 40 estudantes indígenas da aldeia Sagarana ocupam desde quarta-feira (19) escolas no distrito de Surpresa. Eles moram a cerca de 10 quilômetros da escola e pedem melhorias no transporte escolar. A cidade mais próxima é Guajará-Mirim, que fica a cerca de 250 quilômetros da aldeia, em Rondônia.

"Há mais de três meses, esses povos não frequentam as aulas, pois o micro-ônibus oferecido pela prefeitura está quebrado. As aulas são oferecidas somente no período noturno, dificultando o acesso dos estudantes", diz Ivanilda Torres dos Santos, coordenadora do Conselho Indigenísta Missionário (Cimi) de Guajará-Mirim.

Os estudantes levam mais de duas horas para fazer o percurso de 10 quilômetros, segundo Ivanilda. "Alguns vão a pé ou de bicicleta, atravessando mata. Eles chegam em casa já de madrugada", completa.

Os estudantes, pais e líderes indígenas também dizem que há falta de professores em disciplinas fundamentais, como português e matemática. "Essas duas escolas do ensino médio só chegaram no distrito há dois anos. Os alunos rurais também estão aderindo às mesmas exigências dos índios", diz a coordenadora.

Além disso, os ocupantes pedem a implantação do ensino médio dentro das 30 aldeias da região, onde só é possível estudar até o ensino fundamental.

Segundo o CIMI, uma comissão da Secretaria de Educação do estado está a caminho de Guajará-Mirim para negociar as reivindicações dos índios e estudantes locais.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1593999-16052,00-INDIGENAS+DE+RONDONIA+OCUPAM+ESCOLA+POR+MELHOR+CONDICAO+NO+TRANSPORTE.html
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Sagarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.