Lideranças indígenas dão início hoje à Primeira Reunião Ampliada do CIR

CIR - http://www.cir.org.br - 27/05/2010
De todas as regiões que compõem o CIR e os membros da Coordenação-Geral vão ficar até sábado discutindo, durante todo o dia, diversos assuntos de interesse dos povos indígenas

A Primeira Reunião Ampliada do Conselho Indígena de Roraima (CIR) de 2010 começa hoje, no auditório da Casa de Cura, no bairro Araceli, a partir das 8 horas. Conselheiros de todas as regiões que compõem o CIR e os membros da Coordenação-Geral vão ficar até sábado discutindo, durante todo o dia, diversos assuntos de interesse dos povos indígenas.
Depois da abertura com a composição da mesa, agora pela manhã, haverá Informes da Coordenação do CIR, das coordenações regionais, departamentos do CIR e de parceiros.
Ainda pela manhã haverá debates sobre a questão fundiária da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, permanência ou não de não-índios em terras indígenas, situação das comunidades Novo Paraíso e Anaro, Lago da Praia, Arapuá, Jacamin e Yanomami, terras onde há pendências judiciais e ocupação por não-índios.
As lideranças vão discutir a situação de cada terra indígena, saber como estão os processos judiciais, além de pedidos de ampliação de reservas demarcadas com o tamanho insuficiente para a sobrevivência das comunidades indígenas.
À tarde haverá debate sobre energia em terras indígenas, principalmente a proposta de implantação de pequenas usinas hidrelétricas (PCHs). Foram convidados representantes da Companhia Energética de Roraima (CERR), Eletronorte e Luz para Todos.
Depois dessa discussão, por volta das 16 horas, o tema em debate será Educação, com a participação de representantes de entidades e órgãos como Tamikan, Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Departamento Estadual de Trânsito (DEI) da Secretaria de Educação, Centro Índigena de Formação e Cultura Terra Indígena Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), Organização dos Povos Indígenas (Opir) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
A assembleia prossegue amanhã com os seguintes temas: saúde indígena, Território da Cidadania, além da retomada dos preparativos para o retorno do presidente Lula da Silva à Comunidade Maturuca marcada para 19 de setembro deste ano.
No sábado, 29, a reunião prossegue com as seguintes pautas: proposta para realizar assembleia extraordinária para votar o Estatuto do CIR, seminário sobre Etnodesenvolvimento, além da conclusão sobre os preparativos para a vinda do presidente Lula, principalmente na questão sobre logística e alimentação.

http://www.cir.org.br/noticias.php?id=723
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Jacamim
  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Yanomami
  • TI Anaro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.