Índios e mascarados dançam em noite cultural

Olhar Direto (MT) - http://www.olhardireto.com.br/ - 23/06/2010
Um sábado inesquecível para artistas e populares do Araguaia, que assistiram a noite de autógrafos em General Carneiro, dia 19, do escritor Valdeli Forte Ferreira, autor de dois livros bibliográficos sobre as cidades de General Carneiro e Tesouro. O evento reuniu cerca de 450 convidados num jantar festivo com manifestações artísticas de índios, jovens e escritores da região como destaque para os mascarados de Poconé e um show da banda Heróis de Brinquedo.

O secretário de Cultura de Mato Grosso, Ocemário Forte Daltro, participou da noite cultura representando o governador Silval Barbosa. Ainda do segmento cultural tive a presença do presidente do Instituto de Histórico-MT, João Carlos Vicente; presidente da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste, Zélia Diniz; conselheira estadual de Cultura, Cleuta Paixão; ex-secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio; e o idealizador e incentivador dos livros, Luiz do Valle.

Os índios xavantes da reserva Sangradouro e os bororos da aldeia Meruri dançaram mostrando artesanato e cultura indígena do Vale do Araguaia. Dança do ventre e funk com o grupo Doidões do Funk de Barra do Garças. E atração especial foi à presença dos mascarados de Poconé relembrando uma dança centenária da época que o município era arraial de Cuiabá com mais de 170 anos de tradição.

O convite para os mascarados surgiu através da prefeita Magali Vilela, que era de Poconé e aproveitou a ocasião para relembrar um pouco se sua infância. Segundo ela, ainda criança escondia e chorava de medo dos mascarados, mas com o tempo aprendeu a gostar deste folclore. Magali informou que pretende realizar uma noite cultura em dezembro quando comemora o aniversário da cidade.

Valdeli Ferreira destacou que os seus livros servirão como fontes de pesquisa e conhecimento para estudantes e moradores das duas cidades. "Eu me inspirei nos trabalhos do saudoso Valdon Varjão e da escritora Zélia relatando as histórias do nosso povo" frisou. O escritor conta um pouco da história de General que está entre os 50 municípios mais ricos de Mato Grosso pela força da soja. E a origem de Tesouro que viveu o seu auge na época do garimpo.

Os livros contaram com a lei de incentivo a cultura de Mato Grosso conforme explicou o secretário Ocemário. "O governo Silval tem destinado recursos para divulgações às manifestações culturais e populares do nosso povo" frisou. Nesta semana, a conselheira Cleuta Paixão informou que novos projeto serão apreciados pelo conselho estadual.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=110893
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Merure
  • TI Sangradouro/Volta Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.