Líderes indígenas falam sobre o projeto Garah Itxa para a COIAB

Coiab - http://www.coiab.com.br/ - 30/06/2010
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira (COIAB) entrevistou, durante a 5ª Consulta Pública sobre a PNGATI, no último fim de semana, em Manaus/AM, os líderes indígenas ChicoePab, do povo Suruí e Nilcélio, do povo JiaHui, que falaram sobre o Projeto "Garah Itxa: corredores etnoambientais na Amazônia brasileira".

O Projeto "Garah Itxa: corredores etnoambientais na Amazônia brasileira" surgiu a partir da iniciativa de um consórcio de instituições liderado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com a COIAB, Metareilá, ACT-Brasil, Kanindé e CSF.

O projeto, que tem duração de três anos, tem o objetivo de trabalhar a gestão dos territórios indígenas, o fortalecimento de organizações indígenas e o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis para os povos indígenas localizados no Corredor Etnoambiental Mondé-Kwahiba

O termo Garah Itxa, deriva da língua indígena Suruí e significa "juntos com a floresta". Em conformidade com o título, o projeto sugere que os povos indígenas sejam atores fundamentais para a conservação da Floresta Amazônica.

De acordo com ChicoePab, representante da Metareilá - primeira associação do povo Suruí, criada em 1989 - foi através do projeto Garah Itxa, que a associação teve condições de criar um setor de comunicação, meio ambiente, financeiro, entre outros.

ChicoePab afirma "o povo Suruí está bastante satisfeito com o projeto e a Metareilá tem recebido uma assessoria muito positiva, o que contribui para o fortalecimento e divulgação da associação".

Da mesma forma, Nilcélio diz que o projeto Garah Itxa tem capacitado o povo JiaHui e os membros da associação APIJ, oferecendo noções de comunicação, administração e gestão de projetos. Ele afirma ainda, que a abordagem política é sempre tratada em paralelo com as outras questões.

Para Nilcélio "o projeto tem ajudado no resgate da cultura tradicional do povo JiaHui e isso acontece, principalmente, por causa das ações na área de educação".

A COIAB apóia iniciativas como essa e é com grande satisfação que divulga a todos as ações desenvolvidas pelo Projeto "Garah Itxa: corredores etnoambientais na Amazônia brasileira".

Assessoria de Comunicação/COIAB: Letícia Campos

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=519&tipo=N
::: Terras Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Diahui
  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.