Programa de documentação para indígenas conta com o apoio da Core/MG

Funasa - http://www.funasa.gov.br - 07/07/2010
No último mês de maio técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo(Dsei-MG/ES), participaram de projetos sociais do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), e da Fundação Nacional do Índio (Funai), nas aldeias da indígena Maxakali, nos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas-MG. Foram realizados mutirões para fornecimento de documentação civil básica à população indígena local dentre elas certidões de nascimento, carteiras de trabalho e carteiras de identidade.

O coordenador técnico da Funai na aldeia Água Boa, Adilson de Andrade Santos, participou de várias etapas do projeto e defendeu a documentação civil dos indígenas. "Estamos gratos pelo trabalho realizado pela equipe do Recivil aqui na região. Este projeto veio para beneficiar e engrandecer a comunidade indígena local. Em se tratando de documentação, os índios são deficientes e este projeto vai facilitar o andamento nos pedidos de benefícios, como INSS, maternidades e demais serviços de saúde", comentou o coordenador.

O técnico do Dsei-MG/ES Márcio G. Rodrigues, enfatizou a importância da certificação nas aldeias para um novo rumo em busca da cidadania plena dos indígenas. "A população Maxakali viveu momentos de estima elevadíssima durante todo o evento, pois estavam tendo acesso a documentos que muitos esperavam desde que nasceram e com essa satisfação gerada há uma promoção da saúde, objetivo principal do Dsei nas aldeias".

A coordenadora da equipe de projetos sociais do Recivil, Andrea Paixão, fez um levantamento do resultado obtido no projeto e comemorou a meta alcançada. "O trabalho foi feito com muita dedicação e profissionalismo e conseguimos atingir a nossa meta, que era principalmente o registro dos índios e poder levar a eles o direito à cidadania", comemorou Andrea.

Apenas em 2010 a população indígena foi beneficiada com mais de 900 documentos.
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.