MPF quer melhorar infraestrutura nas tribos Atikum e Pankará

Diário de Pernambuco - http://www.pernambuco.com/ - 21/07/2010
O Ministrério Público Federal (MPF) divulgou hoje o balanço de uma visita realizada no dia 14 de julho pelo procurador da República em Serra Talhada Rodrigo Gomes Teixeira nas comunidades indígenas Atikum e Pankará, localizadas no município de Carnaubeira da Penha, no sertão de Pernambuco.

Na comunidade Atikum, durante a visita, que contou com o acompanhamento de um analista pericial em antropologia do Ministério Público Federal (MPF), constatou-se o péssimo estado de conservação da escola indígena e falta de segurança para os alunos, inclusive com relatos de furtos. Foram percebidos ainda, problemas relativos à saúde, como a falta de abastecimento d'água em postos de saúde e em residências, inexistência de dentistas e a presença esporádica de médicos, além da demora no encaminhamento e realização de exames médicos. Também foi relatado pelos agentes de saúde um alto índice de desnutrição e mortalidade infantil.

Já na comunidade Pankará foi registrada uma grande quantidade de reclamações, em uma de suas aldeias, relacionadas à falta de assistência estadual à educação indígena.

Diante da realidade vivida pelos indígenas, a Procuradoria da República em Serra Talhada instaurou procedimentos administrativos.

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100721120723&assunto=28&onde=VidaUrbana
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Atikum
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.