Assassinado índio suspeito de envolvimento em dois homicídios

Diário de Pernambuco - www.pernambuco.com - 23/08/2010
A polícia investiga o assassinato de um indígena na tribo Xucuru. José Lourival Frazão, conhecido como Louro Frazão, de 52 anos, foi morto ontem, com dois tiros. O crime aconteceu no Sítio Boa Esperança, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco, onde ele morava.

As investigações ainda não apontaram para a motivação ou autoria do assassinato. No entanto, segundo a polícia, a vitima é suspeita de envolvimento em dois homicídios.

A Coordenação Técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Recife, divulgou uma nota sobre o caso. Confira o documento na íntegra:

A Coordenação Técnica Local do Recife comunica a morte do índio José Lourival Frazão, de 52 anos, conhecido como Louro Frazão, da etnia Xukuru, de Pesqueira, no Agreste pernambucano. Louro Frazão foi assassinado, ontem, 22, no Sítio Boa Esperança, onde morava. O indígena era acusado de matar dois índios, em fevereiro de 2003, durante um confronto entre os Xukuru de Cimbres e os de Ororobá. No mesmo episódio, ficou ferido o cacique Marcos Luidson (Marquinhos) da tribo Xukuru.

Após o conflito, 149 famílias indígenas tiveram que abandonar suas terras e, durante sete anos, a Funai viveu um momento atípico, arcando com o pagamento de aluguéis e cestas básicas para a manutenção das famílias. No início do último mês de agosto, a Funai efetivou a compra de sete fazenas, nos municípios de Alagoinha, Pedra, Pesqueira e Venturosa, tendo sido considerado encerrado o impasse em termos fundiários. As áreas das fazendas - Santa Helena I, III, IV e V e Jardim III, IV e V - de 1.150 hectares, foram adquiridas pelo valor de R$ 587.786,16. Ainda não há oficialmente suspeitos do assassinato de Louro Frazão.


http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100823091633&assunto=70&onde=VidaUrbana
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xucuru
  • TI Xukuru de Cimbres
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.