Evento valoriza Cultura Terena nas aldeias de Aquidauana

Agecom Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/ - 31/08/2010
Lideranças e membros das comunidades indígenas de Aquidauana se organizam na região de Taunay na elaboração de uma festa para o mês de setembro que visa o resgate e a valorização da cultura Terena no município.

A iniciativa foi apresentada ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), na manhã desta segunda-feira (30), pelo técnico da Funai - Joãozinho da Silva e Uvilson Cândido, mais conhecido como "Pagode".

Segundo ele, além do concurso da dança do bate pau, estão previstas a exposição de artesanato, atividades esportivas como cabo de força e comidas típicas da culinária indígena como Hi-Hi, bolo e beju de mandioca, entre outros produtos a base de abóbora e mandioca.

"Quero aproveitar este momento de resgate a nossa cultura que o prefeito Fauzi Suleiman tem proporcionado e realizar este evento para toda comunidade", afirmou Joãozinho. Segundo ele, o prefeito Fauzi Suleiman tem sido um dos poucos administradores da história recente de Aquidauana que tem se preocupado em valorizar a importância histórica e cultural da etnia Terena.

Além de citar a construção da escultura Terena na Praça dos Estudantes, Joãozinho lembra também da temática do desfile cívico e militar de 118 anos de Aquidauana realizado no dia 15 de agosto e pintura das paredes do Mecadão Municipal, entre outras. "O prefeito fez uma escolha oportuna, ao retratar a nossa história no aniversário da cidade, isto mostra seu reconhecimento ao nosso povo", disse.

Além dos costumes e tradições, Joãozinho destaca que o evento pretende resgatar o idioma Terena que foi se perdendo ao longo das gerações. "Será uma festa onde iremos utilizar a comunicação 100% em língua Terena", explica.

Segundo o prefeito Fauzi Suleiman, o Governo Municipal será parceiro do evento como forma de reconhecimento da importância dos indígenas na construção da história de Aquidauana. "Estamos honrando os verdadeiros pais e mães, criadores de nossa cidade com este apoio. Contem conosco, pois este evento está dentro da filosofia do nosso governo que é valorizar a etnia Terena", disse.

Programado para os dias 17 e 18 de setembro, o evento deverá contar com a participação de indígenas das 9 aldeias de Aquidauana, inclusive do Limão Verde e Córrego Seco, que estão localizados há aproximadamente 100 km da região de Taunay.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mzg4OQ==
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Aldeinha
  • TI Limão Verde
  • TI Taunay/Ipegue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.