Albano homenageado pelos índios xocós na festa pela retomada da Ilha

Gazeta New - http://www.gazetanew.com.br/ - 10/09/2010
Na quinta-feira, dia 09, os Índios Xocós comemoram 31 anos da retomada da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha. Num ambiente de festa com manifestações culturais e religiosas, a tribo recebeu a visita do deputado federal Albano Franco, homenageado pelos indígenas com um certificado comemorativo a data, por tudo que ele fez pela tribo. O seu pai, o ex-governador Augusto Franco, responsável pela desapropriação da terra para devolução aos Xocós, pondo fim ao conflito, também foi lembrado nas comemorações.
Albano, candidato do PSDB ao Senado, aproveitou o dia para visitação a povoados de Porto da Folha, fazendo inicialmente um roteiro étnico e histórico. O primeiro compromisso foi a Ilha de São Pedro, terra da tribo Xocó, atendendo convite do cacique Apolônio. Ele assistiu as apresentações de danças indígenas (o toré) e, em seguida, participou de uma Missa em Ação de Graças, rezada pelo padre Antônio, da Paróquia de Porto da Folha.
Durante a cerimônia religiosa, o pajé Raimundo fez um histórico da luta dos Xocós, destacando o papel do ex-governador Augusto Franco e exaltando Albano pela sua sensibilidade, que até hoje ajuda a tribo, inclusive tendo sido o responsável por levar energia elétrica para a Ilha, construir uma escola, entre outros benefícios.
Da Ilha, ele foi ao povoado Mocambo, onde vivem remanescentes quilombolas. Acompanhado do doutor Albino, líder político de Porto da Folha, e de José Gonzaga, o Dedé, líder comunitário local, Albano visitou as casas dos moradores, sendo sempre recebido com carinho e gratidão. Dedé lembrou o período em que a luz ali era à base de candeeiro, e contou que "entrava governo e saia governo, entrava prefeito e saia prefeito e a nossa reivindicação não era atendida, até que certo dia, Albano, esse homem iluminado por Deus, trouxe para nós a energia elétrica, esse grande bem".
Albano ficou satisfeito com a recepção não só na Ilha de São Pedro e no Mocambo, mas também em Niterói, outro povoado visitado. Ele disse de sua emoção de participar das comemorações de aniversário da reconquista da terra dos Xocós, que teve como um dos protagonistas o seu pai, Augusto Franco. Foi o então governador Augusto Franco quem assinou o decreto desapropriando a Ilha e a devolvendo aos índios. Também na visita a Mocambo, comunidade quilombola em Niterói, Albano recebeu a gratidão dos moradores por tudo que fez pelas comunidades.

http://www.gazetanew.com.br/site/caderno1.asp?cdca=17639
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Caiçara/Ilha de São Pedro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.