Chuvas que caíram na terça amenizam situação das queimadas em MT

Assessoria dos Bombeiros-MT - 15/09/2010
As chuvas que caíram nesta terça-feira (14.09) na Região Oeste do Estado começam a elevar a baixa umidade do ar, ainda não são suficientes, mas já ajudam no controle das queimadas e nos incêndios florestais que acontecem em Mato Grosso.

Em Rondonópolis, desde a última sexta-feira (10.09) incêndios atingiram plantações e animais em fazendas e na reserva indígena Tadarimana. Para o combate, brigadistas e bombeiros contaram com ajuda de uma aeronave da Defesa Civil. Na madrugada desta quarta-feira (15.09) o fogo foi extinto na reserva.

Dez brigadistas tentam controlar o fogo em uma área de mata, no município de Nova Bandeirantes. Em Marcelândia, a área de preservação ambiental Bom Jaguar está queimando, sete brigadistas estão no combate.

Existe uma brigada que atua na Terra Indígena da etnia Myky, em Brasnorte. Em Cotriguaçu, brigadistas atuam em área de preservação do município e nos assentamentos Nova Esperança e Nova União. Em Confresa quinze brigadistas combate incêndios na região das Três Flechas.

Os incêndios na parte sul da Ilha do Bananal estão controlados, os brigadistas que estavam na localidade, agora retornam para os municípios de São Félix do Araguaia e Vila Rica.

Bombeiros combatem incêndios nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Em Santo Antonio do Leverger uma equipe combate, monitora e fiscaliza a região de Porto de Fora. Em Jangada uma equipe também faz os mesmos serviços.

Em Água Boa, bombeiros permanecem para atuação no município e montar uma base descentralizada de apoio terrestre, realizando rondas de fiscalização, monitoramento e combate a incêndios florestais.

Em Tangará da Serra, uma equipe de bombeiros está na região para realização de curso de formação de brigadistas na Terra Indígena dos índios Parecis.

Em Cocalinho, quinze brigadistas estão combatendo uma pequena frente de fogo na área de preservação Meandros do Araguaia. Uma aeronave permanece em Barra do Garças para o atendimento da região.

Uma equipe de fiscalização está levando duas barracas de campanha para a implementação de uma base avançada ao sul da ilha do Bananal. Em seguida somam com mais quatro equipes para fiscalizar na região do Araguaia e também realizar perícia em alguns locais.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2912
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas:

  • TI Araguaia
  • TI Menku
  • TI Pareci
  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.