Cultura indígena na telona

Diário Catarinense - http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/ - 11/10/2010
O Cineclube Laguna realiza hoje exibição de sete documentários brasileiros na tribo Tekoá Marangatú, em Imaruí, no Sul de Santa Catarina. Serão realizadas três sessões do projeto Cinema na Aldeia, que ocorrem das 10h às 18h, seguidas de debates.

A aldeia tem uma população de 180 índios da etnia guarani. O português é o segundo idioma do grupo.

- O Cinema na Aldeia é realizado para que os indígenas possam assistir filmes sobre eles mesmos e que reflitam a cultura deles com semelhanças, diversidades e peculiaridades - diz Gizely Cesconetto, coordenadora do Cineclube Laguna, que promove a mostra.

A ideia de fazer o Cinema na Aldeia surgiu em agosto deste ano, após alguns indígenas da tribo Tekoá Marangatú assistirem à exibição de Terra Vermelha, de Marcos Bechis. A sessão foi parte da programação da Mostra Vídeo Índio Brasil 2010, que ocorreu por Laguna. Eles foram à cidade para ver o longa-metragem e se interessaram em fazer uma mostra na aldeia. Para concretizá-la, foi estabelecida uma parceria com o Sesc de Laguna, que forneceu o telão e as caixas de som.

- Nós oferecemos o aparelho de DVD e os filmes. Os carros que nos levarão até lá são de particulares e os gastos com alimentação saem por conta de cada um - conta Gizely.

O Cineclube Laguna, junto aos indígenas Tekoá Marangatú, quer agora que a aldeia faça parte da Mostra Vídeo Índio Brasil, do Ministério da Cultura, que é realizada em 110 cidades brasileiras. O projeto é composto de filmes com temáticas indígenas, debates, oficina de produção audiovisual para jovens e ainda exposição de fotografias.

diario.com.br
Confira a programação completa do Cinema na Aldeia no www.diario.com.br/edicaododia
Imaruí


Agende-se
O quê: Cinema na Aldeia
Quando: hoje, das 10h às 18h
Onde: Aldeia Tekoá Marangat (o principal acesso é pela rodovia SC-437, com entrada no trevo Norte de Imbituba, a partir da BR-101)
Quanto: gratuito

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3069957.xml&template=3898.dwt&edition=15673§ion=1315
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Cachoeira dos Inácios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.