Core/TO intensifica ações de atenção básica em aldeia indígena

Funasa - www.funasa.gov.br/ - 13/10/2010
A Coordenação Regional da Funasa do Tocantins (Core/TO), por intermédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO), iniciou, no último dia 30 de setembro, um reforço na atenção básica indígena com a intensificação das ações na área de saúde e saneamento básico, em aldeias indígenas da Etnia Javaé, localizadas na Ilha do Bananal, município de Formoso do Araguaia.

A ação que termina essa semana, no próximo dia 16, é composta por profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (Emsi), técnicos de Saneamento, educadores em saúde e comunidade indígena das aldeias.

O atendimento é feito nas aldeias priorizando as crianças menores de cinco anos, com avaliação do peso, gestantes com o atendimento ao pré-natal e puericultura, avaliação dos casos referenciados, busca de sintomático respiratório, casos de hanseníases, realização de teste rápido para diagnóstico do HIV e atividades de educação em saúde.

Na área de saúde serão intensificadas as ações dos programas: saúde bucal, saúde da mulher e da criança, vigilância alimentar e nutricional, imunização, tuberculose, hanseníase, DST/Aids, saúde mental, referência e contra referência. Com relação às ações de saneamento básico será feito aprofundamentos dos poços que fornecem água para os reservatórios, realizar limpeza das caixas de dágua e reparos em torneiras.

Segundo Ivaneizília Nolêto, chefe do Dsei/TO, as ações faz parte das metas do Plano Operacional e Distrital/10, que visa reduzir a mortalidade infantil nas populações indígenas de abrangência do Distrito.

A etnia Javaé está localizada nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, com uma população de 1.810 indígenas distribuídas em 14 aldeias.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=699
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araguaia
  • TI Inãwébohona
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.