Pesquisa avalia práticas indígenas de caça e pesca

Agência FAPEAM - http://www.fapeam.am.gov.br/ - 18/01/2011
Analisar quais são as espécies mais afetadas e vulneráveis em decorrência da caça de subsistência praticada pelos indígenas no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, relacionando-as às características biológicas de cada animal é o objetivo de um projeto coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Rosélis Mazurek.

A pesquisa intitulada 'Avaliação das práticas correntes de caça de subsistência e impacto na fauna silvestre por comunidades indígenas localizadas no Entorno da RDS Piagaçu-Purus como base para a proposta integrada de manejo na fauna', pretende conhecer os níveis de extração e qual a importância da RDS para as atividades de caça e pesca das populações indígenas presentes na região.

Segundo Mazurek, o projeto visa também estabelecer junto às comunidades indígenas normas de manejo de área e de uso das espécies nas áreas utilizadas, integrando os conhecimentos locais com os científicos. "A intenção é analisar se tais práticas são sustentáveis em função das características das comunidades da região e das populações de peixes existentes no local", explicou.

O estudo é realizado junto às terras indígenas do Lago Ayapauá com financiamento do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Resultados preliminares

De acordo com a pesquisadora, o diagnóstico sobre a utilização das espécies no Lago Ayapauá indicou que a pesca tem um papel mais relevante na subsistência da etnia Mura. "Tal aspecto da subsistência foi incorporado ao estudo e revelou que 53 espécies (etnoespécies) foram pescadas durante a estação seca, num total de 5.466 indivíduos", afirmou.

Ainda segundo Mazurek, desse universo, quatro espécies foram responsáveis por 70% das capturas. Também foi feita uma análise socioeconômica das comunidades para avaliar a influência (práticas de caça e pesca correntes, características demográficas, grau de mobilidade, tamanho dos aldeamentos) nas populações de peixes mais importantes.

Por meio da pesquisa foram mapeados os locais de pesca de cada aldeia para descrever as áreas de uso para esta atividade e investigar a ocorrência de sobreposição entre aldeias. Verificou-se um total de 30 locais de pesca utilizados pelas quatro aldeias pesquisadas e oito destes locais estão dentro da RDS.

"A maioria das comunidades indígenas utiliza alguns locais de pesca no Lago Ayapauá que estão dentro da RDS, o que demonstra a necessidade de diálogos entre as populações residentes e os gestores destas modalidades de áreas protegidas para evitar conflitos e reforça, ainda, a necessidade de medidas de manejo integradas", explicou Mazurek.

Programa DCR

O Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) consiste em apoiar, com bolsas, passagens e auxílio, doutores titulados em outros Estados e no Amazonas, interessados em desenvolver pesquisas em instituições localizadas no Amazonas.

O Edital 005/2007 - DCR/AM/Fluxo Contínuo - está aberto aos interessados. Para saber mais, clique aqui ou acesse o site www.fapeam.am.gov.br


http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=4863
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • UC Piagaçu-Purus
  • TI Lago Aiapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.