Índios querem impedir colheita de soja em Mato Grosso

Estadão - http://www.estadao.com.br/ - 23/02/2011
Produtores de soja de Campos de Júlio e Nova Lacerda, no noroeste de Mato Grosso, estão enfrentando problemas para realizar a colheita nas propriedades que foram demarcadas para homologação da terra indígena Uirapuru (etnia Paresi). Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a área demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) aumentou para 21.680 hectares, dos quais 50% estão ocupados há mais de trinta anos em doze propriedades rurais.

Rogério Romanini, diretor de Relações Institucionais da Famato, afirmou que os indígenas querem impedir a colheita da soja em 6 mil hectares, sendo que 4 mil hectares estão em uma só propriedade. Ele disse que os produtores propõem uma trégua com os índios para realizar a colheita da soja, pois a demarcação da terra indígena ainda não foi homologada, para indenizar todas as benfeitorias nas propriedades.

O produtor Evandro Cesar Padovani, dono de uma fazenda em Campos de Júlio, afirma que "tem vários processos no Tribunal Regional Federal, recursos dos produtores, aguardando julgamento. Queremos que a Funai converse com os índios para que eles entendam que precisam aguardar os julgamentos e deixem a gente colher até que essa questão judicial seja concluída".

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,indios-querem-impedir-colheita-de-soja-em-mato-grosso,683662,0.htm
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Uirapuru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.