IPHAN PREMIA MUSEU EMÍLIO GOELDI POR CD-ROM SOBRE O UNIVERSO TICUNA

Museu Emílio Goeldi-Belo Horizonte-MG - 10/11/2003
O MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi é um dos seis vencedores da 17ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O CD-Rom "Magüta Aru Inü - Jogo de Memória: Pensamento Magüta" foi escolhido na categoria "Inventário de Acervos e Pesquisa", concorrendo com 126 trabalhos de todo o Brasil, em seleção ocorrida em Brasília (DF), no último dia 29 de outubro.

O sistema multimídia é resultado do projeto "O Pensamento Magüta nos Meios Digitais", idealizado e coordenado pela antropóloga Priscila Faulhaber Barbosa. A idéia do inventário surgiu com os estudos realizados pela pesquisadora sobre as peças utilizadas no ritual de puberdade do povo Ticuna, coletadas pelo etnólogo alemão Curt Nimuendajú, na década de 40, e que integram o acervo etnográfico do MPEG. A pesquisa de campo foi realizada em doze comunidades Ticuna do Estado do Amazonas, Brasil e Departamento Amazonas, na Colômbia.

O CD-Rom é composto por textos, fotografias, vídeo, sons, cantos, um banco de dados sobre mais de 100 artefatos e animações das constelações Ticuna, apresentando ao usuário o universo mítico, a simbologia, os rituais e as narrativas dessa etnia indígena que habita a região do Alto Rio Solimões, num território que se estende por seis mil quilômetros, distribuídos na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia.

O inventário etnográfico digital foi elaborado com a participação direta de índios Ticuna. Como a maior parte da pesquisa de campo foi realizada na comunidade Enepü, na Terra Indígena Évare II, município de São Paulo de Olivença, o Museu Goeldi destinará o prêmio de R$ 6 mil para a compra de um computador, complementos e suprimentos de informática que serão repassados à comunidade para seus membros tenham acesso as imagens e informações resultantes do projeto.

A comunidade Enepü está localizada no igarapé Canela de Nego Preto, a 150 Km de Tabatinga (AM), e seu acesso fluvial é bastante difícil, conforme as dificuldades da época das chuvas ou da estiagem. O trabalho contou ainda com a participação de Carlota Brito (sistema multimídia) e Juscelino Alencar (edição e programação).

A cerimônia de entrega do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade será realizada no dia 10 de dezembro na sala Villa Lobos, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. É a segunda vez que um trabalho do Museu Goeldi recebe a premiação. A primeira foi em 1998, na categoria de "Proteção e Pesquisa do Patrimônio Natural", com o projeto da Reserva Arqueológica da instituição.


Veja abaixo as demais iniciativas/instituições vencedoras.


Categoria Apoio Institucional e Financeiro - "Programa Municipal de Incentivo à Cultura" - Secretaria de Cultura da Cidade de Londrina (PR).

Categoria Divulgação - Projeto "Uma História a Proteger" - Aplauso Cultura em Revista, do Rio Grande do Sul.

Categoria Educação Patrimonial - "Projeto de Adoção da Capela de São Francisco e Proteção às Minas dos Bandeirantes" - Instituto Esther Valerio, de Pitangui, Minas Gerais.

Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis - "Projeto de restauração do Museu Théo Brandão - Adriana Guimarães Duarte e Josemary Passos Ferrare, de Alagoas.

Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico - "Criação do Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, em Andrelândia, Minas Gerais" - Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (MG).
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Évare II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.