Acordo beneficia comercialização da Castanha do Brasil Wai Wai

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 23/09/2011
Durante o I Festival da Floresta em Roraima, foi assinado o Acordo de Resultado do Projeto de Extrativismo da Castanha do Brasil Wai Wai, desenvolvido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e parceiros. O Acordo de Resultado é firmado entre a Funai, Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A meta do acordo é aumentar o volume da produção e venda da Castanha do Brasil até dezembro de 2013, bem como, até o final do mesmo ano, ter implementado junto aos indígenas da etnia Wai Wai e cooperativas, técnicas de boas práticas do manejo da castanha. Por meio do Acordo, os parceiros firmaram o compromisso de apoiar as ações e demais iniciativas necessárias à obtenção dos resultados previstos no projeto e de prover meios para a sua execução.

Dentre os compromissos relacionados à execução das ações estão: fornecer informações financeiras em tempo hábil, especificações requeridas para o monitoramento das ações, proverem recursos humanos e físicos segundo especificações e cronogramas estabelecidos, disponibilizar produtos e serviços desenvolvidos ou em desenvolvimento em suas áreas de competência.

O projeto é desenvolvido por 137 famílias, de oito comunidades indígenas pertencentes às terras indígenas Wai Wai e Trombetas Mapuera, todas as comunidades localizam-se na região sul do Estado de Roraima.

O evento foi realizado entre os dias 15 e 17 deste mês. O objetivo foi apresentar as alternativas econômicas que a floresta pode proporcionar aos seus habitantes de forma sustentável.


Produção da castanha - As castanheiras são nativas da própria região. Em 2009 colhia-se em torno de 1.500 sacos de castanha e era vendido a R$ 45, 00, já em 2010, o resultado foi diferente, a coleta resultou em 4.555 sacos de castanha com média de 50 kg cada um, comercializado a R$ 90,00 por saca da castanha. O processo de coleta consiste na coleta dos ouriços de castanhas caídas na floresta, lavagem, secagem. O transporte dos castanhais até o local de comercialização é feito através de canoas de madeira construídas pelos indígenas nas quais utilizam motor de popa.

Este projeto esta sendo executado pelo Nucleo de Atividade Produtiva da Coordenação Regional da Funai em Boa Vista. Os técnicos envolvidos são Juvino Alba (Zootecnista) e João de Deus (Técnico Agricola e Pecuaria).


http://www.funai.gov.br/
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI WaiWái
  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.