PF faz reintegração de área ocupada por índios no Paraná

Bonde - http://www.bonde.com.br/ - 07/10/2011
A Polícia Federal em Guarapuava, em ação conjunta com a Polícia Militar, em Pato Branco, deflagraram na manhã desta sexta-feira (7), a "Operação Reintegração", visando o cumprimento de mandado de reintegração de posse em área limítrofe com a Reserva Indígena de Palmas, invadida por índios kaingangs dissidentes, bem como 11 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Pato Branco.

Até o momento, nove pessoas foram indiciadas pela prática dos crimes de bando armado, esbulho possessório, desobediência, dano qualificado, constrangimento ilegal majorado, ameaça, sequestro e roubo qualificado.

Foram também apreendidas sete armas de fogo, uma delas em poder de um ex-cacique da tribo, que foi preso em flagrante no município de Abelardo Luz e recolhido na carceragem local.

Os demais presos ficaram recolhidos na 5ª Subdivisão Policial Civil em Pato Branco, e estão à disposição da Justiça.

A reintegração ocorreu de forma pacífica, com um pequeno tumulto no final da manhã quando, durante a remoção dos móveis das famílias invasoras, um grupo de índios impediu a passagem de viaturas da Polícia Federal, sendo necessário o uso de munição não letal pela Polícia Militar, para afastar o grupo do local.

A investigação dos crimes prossegue na Polícia Federal em Guarapuava, por meio do competente inquérito policial.


http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--374-20111007&
tit=pf+faz+reintegracao+de+area+ocupada+por+indios+no+parana
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Palmas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.