MPF/MT: Justiça retoma júri de cacique acusado de matar servidor da Funai

MPF/MT - http://noticias.pgr.mpf.gov.br - 16/11/2011
O júri começa a partir das 9h, no auditório da Justiça Federal em Cuiabá

Continua nesta quarta-feira, 16 de novembro, o júri que decidirá sobre o processo em que o indígena Marvel Tsôwôon é acusado pelo homicídio do chefe do posto da Funai de Água Boa (MT), em setembro de 2001. O julgamento estava suspenso desde a sessão marcada para o dia 18 de outubro, em razão da ausência de duas testemunhas. Na ocasião, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão indígena Marvel Tsôwôon, por considerar que as testemunhas não compareceram ao julgamento por terem sido coagidas pelo cacique.


Relembre o caso - O MPF denunciou o índio xavante Marvel Tsôwôon em março de 2003, pelo homicídio qualificado do chefe do posto indígena da Funai em Água Boa, Floriano Márcio Vieira Guimarães, no dia 26 de setembro de 2001.

Segundo a denúncia, Floriano foi degolado pelo cacique Marvel quando esteve no município de Água Boa para fazer a demarcação de áreas beneficiadas pelo Programa de Apoio às Iniciativas Comunitárias (Padic). O cacique foi preso pelo crime, mas conseguiu liberdade por meio de uma liminar em 2006.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/jf-retoma-juri-de-cacique-acusado-de-matar-servidor-da-funai
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Areões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.