Aprovados estudos de identificação de Tremembé Barrado Mundaú

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 08/02/2012
O presidente da Funai, Márcio Meira, tendo em vista o Relatório circunstanciado, de autoria da Antropóloga Cláudia Tereza Signori Franco, aprovou os estudos de identificação da Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, dos índios Tremembé. Localizada no município de Itapipoca, no Ceará, a terra sempre foi referência tradicional daquele grupo mas, temendo represálias de um grupo de investidores espanhóis, que se apropriou de suas terras, eles chegaram a se identificar como não indígenas.

A conclusão da proposta resultou de elementos objetivos de natureza etno-histórica, antropológica, ambiental, documental, cartográfica e fundiária e contou com a anuência dos Tremembé. A terra identificada, delimitada pela margem esquerda do Rio Mundaú, pela faixa litorânea e pela Vila dos Pracianos da Baleia, apresentava todas as condições ambientais necessárias às suas atividades produtivas, e tinha importância crucial para o bem estar da comunidade e a condições necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo os usos e costumes e tradições, entre elas as festas do murici, do batiputá e o Toré, ritual mais importante. Os Tremembé de Mundaú, além das atividades de caça e coleta, sendo a Carnaúba a mais importante, pelo valor comercial da cera. A proximidade com o litoral, as praias, favorecem também as atividades de pesca e recreação. A população Tremembé ultrapassa 500 indivíduos, e ocupam uma área aproximada de3.580ha.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/02_fev/20120208_04.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé da Barra do Mundaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.