Índios protestam e obra na BR-101 é suspensa

Gazeta de Alagoas - http://gazetaweb.globo.com/ - 07/03/2012
As obras de duplicação de um trecho da rodovia BR-101, em São Sebastião, estão paralisadas desde ontem, após protesto feito pelos índios Karapotós. Pouco depois do amanhecer, eles fizeram pintura de guerra, colocaram cocares e pegaram em lanças para impedir que os funcionários da construtora dessem continuidade à obra, que passa por território indígena.

"Antes de eles iniciarem as obras, o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] fez cinco reuniões com a gente e com representantes da Funai, para fazer um acordo para a construção da nova pista. Eles prometeram várias coisas em troca da permissão para fazer a obra, só que, até agora, nada foi cumprido", afirmou Juarez de Souza, mais conhecido como cacique Itapó.

Segundo o líder indígena, entre as promessas feitas pelo Dnit, estão a doação de ônibus escolar, ambulância, veículos, construção de uma estrada até a aldeia e quatro vacas para cada família Karapotó. "Se eles estivessem em uma terra particular, teriam que pagar a indenização antes de começar a trabalhar. Por que com os índios tem que ser diferente?", queixou-se.



http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=197830
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Karapotó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.