Funai apresenta culturas e línguas em exposição no Memorial dos Povos Indígenas

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 12/04/2012
Cerca de 300 convidados prestigiaram a inauguração da exposição "Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias", nesta terça-feira (10), no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF. A exposição exibe o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais. Todo o acervo é resultado de projetos realizados com a participação de indígenas das etnias representadas. Na exposição, o público tem acesso a objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas que revelam de forma lúdica, saberes e rituais de 55 etnias documentadas. Os visitantes também poderão conferir um corredor sonoro com 14 monitores portáteis que permitem a interatividade para escuta de 18 sonoridades - falas e cantos - indígenas.

Na cerimônia inaugural, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, falou sobre a importância de um evento desse porte para o fortalecimento da instituição. "Esse é um momento de muita emoção. Não é apenas uma inauguração, é o reflexo do resultado de cinco anos de trabalho na Funai. Hoje a Funai tem uma nova cara, mesmo existindo divergências, o órgão é respeitado. Esse respeito é fruto de um trabalho conjunto, entre indígenas, servidores e governo", disse Meira.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a mostra contribui para o conhecimento e respeito aos povos indígenas. "Conhecer a cultura indígena é também uma forma de respeitar a sua diversidade", declarou. Na ocasião, o ministro assinou a Portaria Declaratória que garante aos indígenas Tembé a posse permanente e o usufruto exclusivo da Terra Indígena Maracaxi, situada no município Aurora do Pará, com área de aproximadamente 720 hectares.

Segundo o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, o esforço maior da exposição, é a renovação constante pelos pesquisadores índios, do acervo exposto. "O projeto prevê que estes espaços sejam modificados, regularmente, durante o período de sua exibição. Assim, no futuro, os nichos sofrerão mudanças completas durante as oficinas que acontecerão com os índios dentro do espaço do memorial. Trata-se de um verdadeiro laboratório experimental para os povos indígenas engajados nesse trabalho", explicou o diretor.

Ele também esclareceu que o evento pretende resgatar para o Memorial dos Povos Indígenas a sua vocação inicial, idealizada pela antropóloga Berta Ribeiro, isto é, a sua consolidação como um centro irradiador de informações e debate da causa indígena, agora, com a participação permanente dos povos indígenas.

A noite de abertura contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva, do Presidente da Funai, Márcio Meira, e do Diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, que assina a curadoria do evento.

O espaço está aberto para visitação no Memorial dos Povos Indígenas - Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti - Brasília, de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas, a entrada é franca.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/04_abr/20120412_04.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Marakaxi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.